Queremos BIS!

          Quando vamos ao show da nossa banda preferida, no final da última música, sempre pedimos “BIS”, ou quando experimentamos aquela comidinha maravilhosa, não dá outra, “BIS”! Não é preciso dizer que o que foi bom, tem repetir.

          Não é diferente com a Oficina de Modelagem Algorítima com Rhino e Grasshopper oferecida pela LeARQ em maio deste ano. Leia mais sobre a oficina em “Oficina: Introdução à Modelagem Algorítmica na Produção Arquitetônica Contemporânea”, publicada em 26/04/2015 aqui no blog.

          E é por isso que a equipe da LeARQ está trabalhando para a sua segunda edição, que deverá acontecer no segundo semestre de 2015, ainda sem data definida. Mas fiquem ligados, curtam a página da LeARQ no Facebook e Instagram, pois quando a caixa de BIS chegar, vocês serão os primeiros a se deliciar!

 

          A primeira edição trouxe à escola o professor e arquiteto Ernesto Bueno, com vasta experiência em desing paramétrico, scripting e fabricação digital na arquitetura, que ministrou o curso com aulas expositivas e práticas, criando modelagens baseadas em sistema de parametrização.

          Mas qual a importância da parametrização?

         Uma discussão sobre a introdução de softwares paramétricos no proceso de projeto revela fundamental importância na obtenção de novas perpectivas e inovações projetuais.

"Pela primeira vez na história, arquitetos estão projetando não a forma específica do edifício, mas um conjunto de princípios codificados como uma sequência de equações paramétricas pelo qual instâncias específicas do desenho podem ser geradas e variadas no tempo que for necessário. O desenho paramétrico apela à rejeição das soluções fixas e pela exploração das potencialidades infinitamente variáveis" (KOLAREVIC, 2005, pp.18).

          Neste cenário de produção arquitetônica digital, é imprescindível a participação, colaboração, estudo e prática dos estudantes de arquitetura de hoje, pois são eles os criadores do amanhã.       

        Confiram abaixo as fotos da primeira edição da Oficina de Modelagem Algorítmina com Rhino e Grasshopper, com nossos alunos e professor empenhados, que foi um sucesso!

 

 Foto: Marcelo Ribeiro                                                                               

Foto: Marcelo Ribeiro                                                                              

 Foto: Marcelo Ribeiro